sábado, 9 de março de 2013

Você sabe qual o seu tipo de pele e como cuidar dela?

Vamos inaugurar a tag falando do maior órgão do nosso corpo: a pele.
Cada pele é única, então o que mantém a sua pele bonita, nem sempre vai fazer bem a pele de outra pessoa. De acordo com algumas características gerais que você pode identificar o tipo da sua pele e cuidar dela. Lembrando que o ideal é consultar um dermatologista. Ele é quem tem mais conhecimento para orientar melhor você.

Muita gente não tem hábito de cuidar da pele todos dias, mas isso é importante. Sei que dá preguiça, mas não adianta ter os melhores produtos, se você não cuida da pele. Além de você precisar mais coisas para esconder as imperfeições, nem sempre o resultado vai ser satisfatório. Pele não é coisa só de mulher. Os homens sofrem muito com espinhas e cravos, e este post também serve para eles, afinal, ninguém gosta da aparência ''chokito'' (Quem nunca ouviu essa?)

  • Pele normal: É o sonho de todas. É fina e contém poros pequenos, que mal são notados. Não apresenta excesso de oleosidade durante o passar do dia, mas também não é áspera nem ressecada. A pele normal não necessita de produtos muito fortes para limpeza nem hidratação muito profunda. Recomenda-se algo leve.

  • Pele oleosa: Com o nosso clima, infelizmente ela é a predominante entre nós. Possuem poros dilatados, e aparência brilhante e gordurosa, tem muita tendência  á acne. Os homens apresentam mais que as mulheres.
Os cuidados ideais para pele oleosa requerem um sabonete, de preferência neutro, um adstringente ou tônico facial SEM álcool. Porque: O álcool resseca a pele. E assim como não se deve usar produtos com álcool, não se deve lavar o rosto mais que três vezes ao dia. Porque quando você retira toda a hidratação natural da pele sem repor, ela vai produzir mais do que já produzia antes. Isso se chama efeito rebote. E é muito importante que você use um hidratante, leve e que seja livre de óleo, justamente para evitar o efeito contrário. Recomenda-se lavar, tonificar (tônico ou adstringente) e hidratar duas vezes ao dia. Ao acordar e antes de dormir. Uma boa dica para controlar a oleosidade é beber muita água durante o dia.

Alguns tônicos e adstringentes possuem ácidos na sua composição na finalidade de reduzir a oleosidade. Se você optar por algum destes, é muito importante que após o seu uso, durante o dia, você use um filtro solar, se não, você pode acabar com manchas na pele.
Existem no mercado também produtos secativos de espinhas, para quando a bendita já apareceu. Cada fabricante indica o tempo de uso.


  • Pele seca: É a que mais necessita cuidados, já que como tem dificuldade de se hidratar sozinha, tende a envelhecer mais rápido, tem grande tendência a apresentar rugas e linhas de expressão. Ela deve ser limpa com algo não muito forte, de preferência em creme ou em leite. O ponto forte aqui é a hidratação: beber muita água, usar hidratantes mais potentes melhoram o aspecto dela.


Pele mista: Como o nome já diz, a pele mista apresenta os dois tipos . Na zona T (testa, nariz e queixo) é mais comum a presença de pele oleosa, e nas bochechas é comum a característica seca. Para cuidar da pele mista, deve-se adotar cuidados intermediários. Faça uma boa limpeza, e dependendo da necessidade da sua pele, não use adstringentes ou tônicos todos os dias. Use hidratante leves que não entopem os poros.



Pele sensível: Tem aspecto fino, e com frequência apresentam vermelhidão, descamação, coceira, manchas e ardor. Em peles sensíveis deve-se ter o máximo de cuidado ao usar produtos muito abrasivos ou de composição muito pesada. O ideal é usar produtos sem parabenos, que não irritam. Filtro solar é indispensável.



É claro que não existe uma fórmula mágica para todas. Você é que tem que observar como sua pele se comporta e a partir daí estabelecer o que fazer e o que usar. Espero que eu tenha esclarecido as coisas! Se tiverem dúvidas, comentem ou perguntem na nossa página!

Nenhum comentário: